17 de fevereiro de 2023

3 ERROS COMUNS QUE PODEM LEVAR O EMPRESÁRIO À CADEIA POR CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL

Advogado Empresarial Fiscal Penal Brizola Filho

Conselheiro Empresarial Fiscal

Acompanhe no Youtube vídeos com estudos de caso para ajudar você, empresário, a evitar erros fiscais que podem gerar multas altíssimas para sua empresa e até custar sua liberdade.

Índice

O primeiro erro comum é o de apenas colocar a culpa no contador e deixar ele resolva a defesa da autuação fiscal.

Ainda que o contador tenha culpa no cartório, isso não necessariamente isentará de culpa o administrador da empresa. Além disso, se o contador tiver culpa, é cotidiano que ele tente retirar sua responsabilidade e, com isso, acabe tornando ainda mais certa a responsabilização do empresário.

O segundo erro muito comum é o de apenas referir ser sócio investidor ou alegar que a incumbência de entrega de documentações para o fisco ou ao contador era do gerente, do diretor fiscal, do colaborador ou outro.

Assim como o primeiro erro mencionado, apenas atribuir a culpa a uma outra pessoa, não necessariamente isentará os sócios de culpa.

O empresário tem o chamado Deve de Garante. Dever que traz o encargo de garantir que crimes não ocorram em sua empresa. Com efeito, o empresário tem a incumbência de BEM fiscalizar as tarefas delegadas.

E o terceiro erro muito comum, já comentado em outras postagens, é o de achar que a condenação pelos delitos tributários não podem gerar prisão em regime fechado, tendo em vista a pena máxima de (apenas) 5 (cinco) anos, o que, segundo o parágrafo 2º, do art. 33, do Código Penal, geraria uma pena no máximo em regime semiaberto.

Nas denúncias envolvendo delitos tributários é muito comum sejam imputadas várias sonegações fiscais em determinado período. Nestes casos, geralmente, o Ministério Público denuncia requerendo a condenação com a aplicação da regra do concurso material, conforme artigo 69 do Código Penal, pedindo sejam somadas as penas de cada um dos delitos. Tornando alta a probabilidade de prisão em regime fechado em caso de condenação.

São os três erros muito comuns que queríamos trabalhar neste conteúdo.

Serviço Bem Avaliado

Em meu plano de trabalho tenho uma atenção especial na política de feedbacks dos clientes, sempre visando melhorar o meu serviço, considerando qualquer sugestão, para que a sua experiência seja a melhor possível comigo.

Google Safe Browsing

A Navegação segura é um serviço criado pela equipe de segurança do Google para identificar sites não seguros na Web e notificar os usuários e “webmasters” sobre possíveis danos.

O brizolafilhoadvocacia.com é verificado constantemente através da ferramenta Google Safe Browsing, comprovando que seguimos rigorosamente todas as políticas necessárias para manter a sua segurança de navegação e os dados que compartilhar com nossa equipe.

Site Seguro

Todo nosso site é criptografado com segurança de ponta. Sendo avaliado regularmente por nosso time de T.I, passando por testes de intrusão para validar a sua segurança.

Usamos um certificado de validação de domínio em conformidade com o Padrão de Segurança de Dados PCI DSS. Podemos citar o HTTPS, com o certificado RSA 2.048-bit, fornecendo certificados de criptografia.

Protegemos os seus dados, antes, durante e após enviá-los através de nossos formulários. Seguimos à risca a Lei Geral de Proteção de Dados(LGPD), nós não utilizamos os seus dados sem o seu consentimento.